33-que-estrategia-sua-empresa-adota-para-entrar-em-novos-mercados-e-promover-a-expansao

A decisão de expandir as operações num outro país, no geral se dá pela intenção de aumentar o volume de negócios, ampliar a participação de mercado, obter vantagens competitivas e aumentar a rentabilidade dentre outros objetivos estratégicos.

No entanto, esse passo possui um alto grau de complexidade e muitas questões precisam ser analisadas para que tal iniciativa obtenha o êxito desejado.

Dentre as várias análises a serem desenvolvidas, as cruciais passam por:

  • Solidez dos indicadores macroeconômicos no país, tamanho do mercado e nível de atratividade no médio e longo prazos
  • Relevância do mercado e elementos fundamentais positivos para considerá-lo prioritário dentro do portfolio
  • Modelo de negócios no qual a empresa possa obter diferencial alavancando as suas competências
  • Características da legislação vigente, exigências regulatórias, barreiras de entrada e correspondentes implicações
  • Cenário da oferta, concorrência de mercado, dinâmica competitiva e tendências de comportamento
  • Atual demanda de produtos e serviços, bem como, as oportunidades de crescimento do mercado
  • Alvos de aquisição, capacitações existentes e a serem desenvolvidas

 OBJETIVOS

  • Descrever os recursos necessários e os fatores críticos de sucesso para atingir os objetivos desejados
  • Verificar a atratividade de uma parceria ou aquisição como veículo de entrada no mercado
  • Analisar se a estratégia de entrada será orgânica ou via aquisições
  • Alinhar as prioridades estratégicas e definir o caminho mais apropriado para atingir o ponto de chegada
  • Definir o posicionamento geral e as fontes de vantagem competitiva por categoria
  • Desenvolver projeções financeiras e identitifcar os potenciais riscos do negócio
  • Confirmar que o potencial de criação de valor no país é atrativo após considerar os riscos envolvidos
  • Identificar as categorias alvo e o modelo de negócios vencedor, em consonância com as competências da empresa
  • Definir as iniciativas chave para implantação, bem como, o modelo de gestão requerido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *