34-como-sua-empresa-gerencia-o-processo-de-fusao-de-negocios

Sempre que ocorre uma mudança organizacional em uma empresa, seja por encerramento de atividade de alguma área de negócio, ou incorporação por outra empresa, ou cisão entre sócios, dentre outras, existem barreiras e resistências a serem transpostas.

Adquirir ou associar-se  com outra empresa são alternativas com muitos detalhes a serem analisados (estratégicos, operacionais e políticos).

O grande desafio da integração pós-fusão é implementar mudanças, eliminar barreiras, identificar e discutir os potenciais pontos de conflito, auxiliar a direção na formação de lideranças e capturar todas as sinergias planejadas com o processo de fusão.

OBJETIVOS

  • Crescer a receita ou a participação de mercado (ganhos de escala)
  • Buscar sinergias (administrativas, produtivas, comerciais ou de logística)
  • Equacionar problema sucessório
  • Estancar prejuízos e perda de caixa
  • Diversificar ou complementar linhas de produtos (novos mercados e novos produtos)
  • Analisar e implementar alternativas estratégicas que aumentem o valor da empresa para o acionista, estruturadas de forma a proteger seus interesses num nível aceitável de risco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *