Inovar é palavra de ordem para as empresas que querem se sobressair no mercado. Mais do que sobrevivência, a capacidade disruptiva de uma companhia significa a oportunidade de fidelizar e de conquistar novos clientes. O mercado mudou, o consumidor também.

Pode se definir inovação como uma iniciativa de adoção de novas formas de operar os negócios (disrupção), a fim de gerar resultados positivos de desempenho, e que pode abranger: produtos e serviços, modelo de lucro, estrutura de gestão e lideranças, canais de vendas e processos de comercialização, marca, envolvimento e atendimento ao cliente, processos de fabricação e logística de distribuição, tecnologia e transformações digitais dentre outras.

O cliente é a parte central que motiva a geração dessas iniciativas de inovação, portanto, a estrutura de gestão deve direcionar esforços para estabelecer uma cultura voltada à inovação contínua, geração de ideias e soluções, em todos os níveis da organização.

Podemos destacar 3 tipos básicos de inovações:

Configuração – Concentra-se nos trabalhos internos de um empreendimento em seu sistema de negócio e abrangem: modelo de lucro, rede, estrutura e processo

Oferta – Concentra-se em um produto ou serviço central de um empreendimento ou em um conjunto de produtos ou serviços e abrangem: desempenho de produto e sistema de produto.

Experiência – Concentra-se mais nos elementos de um empreendimento e de seu sistema de negócio que estão voltados para o cliente e abrangem: serviços, canal, marca e envolvimento do cliente

 

Adicionalmente, podemos ainda destacar outras 3 estratégias de inovações:

Inovação Incremental

Como é:

  • É a mudança em produtos ou serviços já existentes
  • Mudanças em tecnologias e modelos de negócios para proteger a participação de mercado e preservar margens

Resultados:

  • Provoca a resposta rápida de concorrentes

Inovação Revolucionária

Como é:

  • Altera tecnologias e modelos de negócios de modo muito mais expressivo (modelo de negócios, cadeia de suprimentos, experiências com o cliente, produtos, serviços, tecnologia, sistemas e processos, lideranças, recursos humanos)

Resultados:

  • Por ter o potencial de mudar as regras do jogo, essa modalidade cria uma vantagem competitiva maior do que inovações incrementais
  • É mais difícil, para a concorrência, reagir com velocidade à inovação revolucionária
  • A empresa que consegue implementar esse nível de inovação, obtém significativa melhoria de performance em suas receitas e margens de lucratividade

Inovação Radical (Disruptiva)

Como é:

  • Produz mudanças drásticas no mercado de um produto ou serviço — ou que dá origem a um mercado totalmente novo

Resultados:

  • Embora seja pouco frequente, a inovação radical pode gerar crescimento explosivo em novas categorias de produtos e serviços

 

Como desenvolver e implementar os processos de inovação

Concepção

  • Quais são os problemas
  • Onde estão as oportunidades
  • O que tem que mudar
  • Quais são as características dos produtos e serviços necessários
  • Que soluções tecnológicas são necessárias

Desenvolvimento

  • Construir dos itens contemplados e priorizados
  • Comunicar e engajar os envolvidos
  • Monitorar o processo de desenvolvimento
  • Obter avaliações intermediárias
  • Testar novo fluxo de operação e tecnologias adotadas
  • Preparar o ambiente e mitigar os riscos

Implantação

  • Executar a implantação da nova estratégia de operação
  • Acompanhar a implantação e avaliar performance
  • Avaliar o atingimento das metas e resultados esperados
  • Agir com prontidão e precisão diante de resultados não conformes
  • Promover medições e monitoramento contínuo
  • Padronizar e multiplicar resultados bem sucedidos

A inovação gera valor e transformação para os negócios, e colabora de forma significativa para ampliar os níveis de sustentabilidade da sua empresa.

Entretanto, de uma forma geral, os processos de inovação costumam ser desordenados, difíceis de gerir e de serem mensurados. Por vezes os líderes à frente dessas iniciativas se perdem em manter o foco no cliente, se confundem nas atribuições e responsabilidades e não produzem planos de ação integrados e consistentes.

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