Inovar é palavra de ordem para as empresas que querem se sobressair no mercado. Mais do que sobrevivência, a capacidade disruptiva de uma companhia significa a oportunidade de fidelizar e de conquistar novos clientes. O mercado mudou, o consumidor também.
Pode se definir inovação como uma iniciativa de adoção de novas formas de operar os negócios (disrupção), a fim de gerar resultados positivos de desempenho, e que pode abranger: produtos e serviços, modelo de lucro, estrutura de gestão e lideranças, canais de vendas e processos de comercialização, marca, envolvimento e atendimento ao cliente, processos de fabricação e logística de distribuição, tecnologia e transformações digitais dentre outras.
O cliente é a parte central que motiva a geração dessas iniciativas de inovação, portanto, a estrutura de gestão deve direcionar esforços para estabelecer uma cultura voltada à inovação contínua, geração de ideias e soluções, em todos os níveis da organização.
Podemos destacar 3 tipos básicos de inovações:
Configuração – Concentra-se nos trabalhos internos de um empreendimento em seu sistema de negócio e abrangem: modelo de lucro, rede, estrutura e processo
Oferta – Concentra-se em um produto ou serviço central de um empreendimento ou em um conjunto de produtos ou serviços e abrangem: desempenho de produto e sistema de produto.
Experiência – Concentra-se mais nos elementos de um empreendimento e de seu sistema de negócio que estão voltados para o cliente e abrangem: serviços, canal, marca e envolvimento do cliente
Adicionalmente, podemos ainda destacar outras 3 estratégias de inovações:
Inovação Incremental
Como é:
- É a mudança em produtos ou serviços já existentes
- Mudanças em tecnologias e modelos de negócios para proteger a participação de mercado e preservar margens
Resultados:
- Provoca a resposta rápida de concorrentes
Inovação Revolucionária
Como é:
- Altera tecnologias e modelos de negócios de modo muito mais expressivo (modelo de negócios, cadeia de suprimentos, experiências com o cliente, produtos, serviços, tecnologia, sistemas e processos, lideranças, recursos humanos)
Resultados:
- Por ter o potencial de mudar as regras do jogo, essa modalidade cria uma vantagem competitiva maior do que inovações incrementais
- É mais difícil, para a concorrência, reagir com velocidade à inovação revolucionária
- A empresa que consegue implementar esse nível de inovação, obtém significativa melhoria de performance em suas receitas e margens de lucratividade
Inovação Radical (Disruptiva)
Como é:
- Produz mudanças drásticas no mercado de um produto ou serviço — ou que dá origem a um mercado totalmente novo
Resultados:
- Embora seja pouco frequente, a inovação radical pode gerar crescimento explosivo em novas categorias de produtos e serviços
Como desenvolver e implementar os processos de inovação
Concepção
- Quais são os problemas
- Onde estão as oportunidades
- O que tem que mudar
- Quais são as características dos produtos e serviços necessários
- Que soluções tecnológicas são necessárias
Desenvolvimento
- Construir dos itens contemplados e priorizados
- Comunicar e engajar os envolvidos
- Monitorar o processo de desenvolvimento
- Obter avaliações intermediárias
- Testar novo fluxo de operação e tecnologias adotadas
- Preparar o ambiente e mitigar os riscos
Implantação
- Executar a implantação da nova estratégia de operação
- Acompanhar a implantação e avaliar performance
- Avaliar o atingimento das metas e resultados esperados
- Agir com prontidão e precisão diante de resultados não conformes
- Promover medições e monitoramento contínuo
- Padronizar e multiplicar resultados bem sucedidos
A inovação gera valor e transformação para os negócios, e colabora de forma significativa para ampliar os níveis de sustentabilidade da sua empresa.
Entretanto, de uma forma geral, os processos de inovação costumam ser desordenados, difíceis de gerir e de serem mensurados. Por vezes os líderes à frente dessas iniciativas se perdem em manter o foco no cliente, se confundem nas atribuições e responsabilidades e não produzem planos de ação integrados e consistentes.
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