38-como-sobreviver-na-crise-20-iniciativas-prioritarias

“Crise” não é para empresas amadoras …

Na crise muitas empresas despreparadas vão morrer, entretanto, muitas empresas vão se fortalecer  face à rápida adoção de iniciativas estruturadas e implementação das melhorias requeridas.

Por outro lado, a “crise” tem o significado de ampliação de possibilidades, pois, nesse momento surgem grandes oportunidades e bons negócios, surgem mercados inexplorados, surgem necessidades diversificadas pelos consumidores, diminui a competição face aos “despreparos” e nesse momento, as empresas capacitadas prosperam e aumentam seu market share.

Porém, uma “lição de casa” bem planejada e executada, resultará numa sensível melhoria de performance, aumento de valor do negócio e ganhos de sustentabilidade.

Dessa forma recomendamos prontidão na adoção de 20 iniciativas prioritárias, abrangendo:

  1. Revisar preços, produtos e estratégia comercial
  2. Focar em produtos e serviços com as melhores margens de rentabilidade
  3. Reduzir custos
  4. Maximizar a utilização dos ativos e da infraestrutura
  5. Maximizar a utilização do capital e priorizar recursos
  6. Maximizar o planejamento tributário
  7. Otimizar e padronizar os processos de negócio
  8. Aperfeiçoar os controles internos e mitigar os riscos
  9. Ampliar os níveis de informatização
  10. Aumentar a produtividade e a eficiência operacional
  11. Otimizar e ampliar a performance dos RH
  12. Ampliar os níveis de qualidade e inovação
  13. Aperfeiçoar os relatórios e informações executivas
  14. Estabelecer metas e indicadores de performance
  15. Liderar e implementar as estratégias desenhadas
  16. Aperfeiçoar o gerenciamento das mudanças
  17. Aperfeiçoar os níveis requeridos de comunicação
  18. Dinamizar o processo decisório
  19. Ampliar os níveis de profissionalização da gestão
  20. Aumentar os níveis de governança corporativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *