Em momentos de crise e turbulência no mercado, ou mesmo quando a economia apresenta um quadro estável, planejar é sempre importante.
Algumas variáveis servem de alerta para gerar uma reflexão sobre os caminhos a serem adotados:
Algumas variáveis servem de alerta para gerar uma reflexão sobre os caminhos a serem adotados:
- Há ausência de foco ou deficiência na oferta de produtos ou serviços?
- Há uma visão distorcida do mercado de atuação?
- Há pouco conhecimento sobre a concorrência?
- Há ausência de uma estratégia comercial e de marketing?
Além dessas questões, ainda residem outras preocupações de como sobreviver com os negócios no Brasil diante de dificuldades da seguinte natureza:
- Alto custo do capital
- Insuficiências de infraestrutura e de logística (energia, transportes, etc.)
- Baixo nível de educação e capacitação da força de trabalho
- Elevada carga tributária
- Alta burocracia (órgãos, entidades, associações, etc.)
- Lentidão dos poderes públicos e do judiciário
- Oscilações inflacionárias (repasse de preços, composição de custose posicionamento frente a concorrência)
- Riscos de mudanças cambiais (exportação, importação)
- Contaminação da economia pelos solavancos políticos (ações em bolsa, queda de consumo, retração da economia, etc.)
- Abertura de mercado à concorrência estrangeira, dentre outras
Sendo assim, vários são os desafios a serem enfrentados pelas empresas e os principais objetivos esperados são:
- Manter o crescimento sustentável dos negócios e melhorar a rentabilidade
- Financiar o crescimento e otimizar a estrutura e o custo de capital
- Promover as capacitações necessárias para enfrentar a concorrência
- Identificar novas oportunidades de atuação no mercado
- Incentivar a inovação e estratégias de competição