A venda de ações de empresas na bolsa de valores depende de diversos fatores, principalmente das condições de mercado. A condição ideal nem sempre é previsível e por isso a empresa precisa estar preparada para o momento certo.
Objetivos
Com base em experiências na preparação para abertura de capital de empresas, destacamos a seguir os itens a serem observados na preparação para o IPO (diagnóstico geral):
1) A empresa designou uma robusta liderança para conduzir o processo de IPO?
Normalmente o CFO, o Diretor Jurídico ou o Líder de desenvolvimento/expansão estará à frente desse processo. Dependendo do tamanho da operação, deve ser avaliada a criação de um comitê para tomar as grandes decisões. A empresa deve identificar esse líder que irá tomar as decisões críticas e terá o poder de fazer as transformações requeridas.
2) Os diagnósticos de preparação para a abertura de capital foram executados?
Os diagnósticos são as primeiras ações em um processo de preparação para um IPO de sucesso e devem ser feitos com antecedência (ex.: pelo menos 2 anos antes do evento de abertura de capital). Eles anteciparão os possíveis problemas que apareceriam durante o IPO. Identificarão os diversos fatores críticos e itens a serem implementados, complementados e/ou modificados na governança da empresa, antecipando possíveis perguntas a serem feitas por advogados, bancos, auditores e CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Feito isto, as necessidades estarão mapeadas; os planos de ação devem ser definidos, e o tempo necessário para conclusão deve ser estimado e controlado. Normalmente executamos 3 diagnósticos:
I) do status da estrutura de governança e interação com os stakeholders
II) do status da estrutura de controles internos
III) do processo de preparação para o IPO
3) Houve a designação de uma equipe específica para gerenciar o projeto?
Para abrir o capital as empresas passam por profundas transformações e o sucesso do IPO depende de um projeto eficaz de gerenciamento e execução, para apoiar o líder a construir o plano, monitorar o progresso, identificar problemas/lacunas e manter em andamento o processo como um todo. O projeto normalmente aumenta o volume de trabalho e isto deve ser resolvido usando recursos externos principalmente para fazer as funções especializadas/específicas.
4) A empresa está planejando operar como se já fosse de capital aberto?
As empresas são recomendadas a atuar como se fossem empresas abertas pelo menos com um ano de antecedência, ou seja, por exemplo, prepararem relatórios financeiros trimestrais e anual revisados/auditados por auditor independente com apresentação dos resultados ao comitê de auditoria/conselho fiscal. É recomendável a criação de um robusto departamento de planejamento financeiro que atuará na preparação de budgets e comparação com o realizado, e preparação de projeções detalhadas necessárias para avaliações/precificação da oferta de ações. Os dias que antecedem o IPO são extremante críticos com diversas demandas e revisões dos mais diversos envolvidos e por isso é muito importante a empresa manter o controle do processo e do tempo necessário para responder as demandas requeridas e urgentíssimas.
5) A empresa implementou e mantem um processo de governança sustentável?
A experiência demonstra que normalmente após a reunião de decisão de abertura, as empresas e os “advisors” tendem a manter um foco muito grande no processo de abertura em si, na reunião com os bancos, preparação do prospecto e no road show. Esse foco torna-se eficaz se já existir um processo sustentável que enderece itens como por exemplo relacionamento com investidores, governança (estrutura organizacional considerando a conformidade e o desempenho da empresa), comitê de auditoria, controles internos, legal, trabalhista, impostos e preparação tempestiva de relatórios financeiros. Uma empresa de sucesso deve manter de forma sustentável e monitorar todos esses itens em conexão com a intenção de abrir o capital.
A preparação requer tempo e foco nas ações importantes e por isso deve ser iniciada o mais cedo possível, por exemplo com pelo menos 2 anos de antecedência do evento de abertura.
Como você avalia essas sugestões de preparação? Sua empresa já iniciou os diagnósticos?
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