36-como-sua-empresa-gerencia-o-processo-de-inteligencia-competitiva

A organização é parte integrante do seu ambiente de negócios, as forças externas afetam os objetivos da empresa e podem desequilibrar suas ações e seu posicionamento.

O conhecimento sobre o ambiente de negócios é fundamental para o processo estratégico, para a tomada de decisões e para a manutenção da competitividade.

A implementação de uma área de inteligência competitiva busca manter um processo sistemático, constantemente avaliado, de coleta e registro de informações, análise, tratamento e disseminação de informações estratégicas, fortalecendo assim o planejamento e o processo decisório.

OBJETIVOS

  • Monitorar o ambiente externo (market share, concorrência, oportunidades, ameaças, variáveis macro-econômicas e comportamento do setor)
  • Monitorar o ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos, nível de automação, nível de produtividade, nível de rentabilidade, nível de profissionalização, nível de maximização do imobilizado, nível de otimização de recursos, nível de eficiência dos processos e nível de competitividade)
  • Antecipar-se às ações da concorrência, às decisões de õrgãos reguladores e do governo
  • Apoiar as prospecções de novos mercados e novos negócios
  • Elaborar cenários para a análise da competitividade e para suportar o planejamento estratégico
  • Subsidiar e assessorar o processo decisório, reduzir o tempo de resposta frente às demandas e às exigências de mercado
  • Melhorar o desempenho e o posicionamento no setor de atuação

A Assembler pode ajudar sua empresa nesse processo. Contacte-nos !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *