Toda empresa lida de algum modo com a incerteza, seja na escolha de seu mercado-alvo, seja na avaliação de seus competidores ou mesmo no seu foco de atuação, porém, nem sempre a incerteza é abordada de forma adequada na formulação de sua estratégia.

O planejamento estratégico é o instrumento mais adequado para avaliar as tendências, projetar cenários e riscos envolvidos, mapear as oportunidades e desenvolver as competências necessárias para competir em cada mercado.

Face aos grandes desafios presentes, tendências de mercado e incertezas, revisões e ajustes constantes de estratégias são necessários. Mas o resultado esperado somente será alcançado se a revisão for estendida para as diversas dimensões da organização com o profundo envolvimento dos gestores e de todas as equipes operacionais. Uma transformação eficiente requer soluções sincronizadas e patrocinadas pelos gestores tendo como resultados imediatos os ajustes das dimensões e os novos indicadores de desempenho a serem perseguidos. Devido as rápidas mudanças essa revisão deve acontecer com periodicidade.

Objetivos

  • Conhecer a visão estratégica dos dirigentes, objetivos e planos e, sua percepção quanto às perspectivas de mercado, posicionamento estratégico, produtos oferecidos, infraestrutura e plano de investimentos
  • Identificar aspectos que possam interferir positiva ou negativamente na implementação do processo de planejamento estratégico
  • Levantar dados setoriais, analisando mercado interno e externo, perfis e tendências dos principais players
  • Identificar ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, com base em discussões com a Alta Administração
  • Assessorar a empresa na implementação das soluções propostas